Qual o escritório de advocacia ideal para você contratar?

Muitos empresários me perguntam se existe uma “dica” para contratação de um “bom escritório de advocacia”. Isto porque muitas empresas têm alta rotatividade de escritórios em razão de conflitos e insatisfações.A meu ver não basta contratar um profissional de excelência; é preciso que o profissional seja o adequado naquele momento e para aquele serviço.

Da compatibilidade
Se entendermos que a advocacia é uma arte, que é uma prestação de serviços intrinsecamente relacionada ao profissional (sua personalidade, habilidades e experiências), é compreensível também que cada escritório tem seu estilo de atuação. Assim, é importante que a empresa analise a compatibilidade de estilos antes de contratar. Nem sempre é fácil determinar se um escritório se encaixará na empresa; reuniões e entrevistas com o profissional do escritório que irá atender a empresa eleva a possibilidade de encontrar escritórios adequados.

Tipos de escritório de advocacia
Existem diversos tipos de escritório de advocacia. A escolha do escritório de advocacia ideal deve levar em consideração o tipo de problema/causa a ser defendida/resolvida e o valor que a empresa está disposta (custo/benefício) a pagar de honorários:

Escritórios de pequeno porte
Com até 20 advogados, atuam em diversas áreas, atendimento pessoal, não possuem qualificação para demandas complexas, cobra honorários baixo.

Escritórios de médio porte
Com 20 a 80 advogados, atendem a todos os tipos de demanda, atendimento impessoal, possuem estrutura para grandes demandas, grande quantidade de clientes e processos, cobra honorários intermediário.

Escritórios de grande porte
Acima de 80 advogados, atendem a todos os tipos de demanda, atendimento diferenciado, possuem grandes estruturas, grande qualificação profissional, grande quantidade de clientes e processos, cobra honorários alto.

Escritórios especializados
Com até 20 advogados, atuam apenas em áreas específicas do Direito, atendimento pessoal, possuem grande qualificação profissional, processos de alto valor, cobra honorários intermediário a alto.

Escritórios boutiques
Com até 20 advogados, tem como sócio um reconhecido jurista, atuam como consultores, pareceristas ou palestrantes, possuem grande qualificação profissional, pequena quantidade de clientes, inclusive tem outros escritórios de advocacia como clientes, cobra honorários alto.Assim, escolher o escritório ideal, que tenha a mentalidade certa e trabalhe exatamente como a empresa espera que o faça é parte essencial do processo de contratação.

Klayton M. Furuguem
klayton@matsuka.com.br
Advogado especializado em Direito Tributário, sócio da Matsuka Advogados Associados